Atualizando Firmware ESP32 para MicroPython

O ESP32 é a nova versão do módulo ESP8266, com diversas melhorias tanto na performance quanto nas interfaces de comunicação desta linha de módulos produzidas pela ESPRESSIF. Normalmente o ESP32 já vem de fábrica com um firmware chamado NodeMCU, que permite sua programação utilizando a linguagem Lua. Neste tutorial vamos atualizar o firmware para versão que suporta MicroPython. Para isso você vai precisar:

  • Módulo ESP32: https://www.filipeflop.com/produto/modulo-wifi-esp32-bluetooth/
  • Cabo USB para conectar o módulo ao computador

Para realizar a atualização serão necessário os seguintes softwares:

  • Python 3
  • ESPTool que pode ser obtido pelo comando: git clone https://github.com/themadinventor/esptool.git
  • Firmware MicroPython para ESP32, que pode ser baixado pelo link: http://micropython.org/download
  • Alguma ferramenta para realizar a conexão com o módulo após a atualização. Duas opções são o Putty (https://www.putty.org) ou uPyCraft (https://github.com/DFRobot/uPyCraft) que é uma IDE para desenvolvimento de software para MicroPython

O primeiro passo é clonar o repositório Github do ESPTool, e dentro do diretório que será criado, salvar o arquivo do firmware MicroPython, conforme instruções de download anteriores.

O segundo passo é acessar o gerenciador de dispositivos do windows para verificar em qual porta COM o sistema operacional estabeleceu comunicação com o módulo, neste exemplo foi a porta COM16:

O terceiro passo é acessar o diretório onde está a ferramenta ESPTool e o firmware MicroPython, utilizando um prompt do windows.

Desligue o módulo da porta USB, em seguida, mantenha pressionado o botão boot para que a placa entre em modo de gravação do firmware.

Ainda com o botão boot pressionado execute o seguinte comando para iniciar a gravação:

esptool.py –chip esp32 –port COM16 write_flash -z 0x1000 esp32-20180325-v1.9.3-477-g7b0a020a.bin

Após a conclusão do processo de gravação, reinicie a placa pelo botão reset, e o processo está concluído.

Agora para testar a atualização do firmware, vamos utilizar o program uPyCraft para conectar na placa, execute o programa, selecione o menu Tools, Serial, e a porta onde o ESP32 esta conectado.

Então selecione o menu File, Examples, Basic, blink.py, e o código fonte será apresentado.

Pressione o botão PLAY, e o código será automaticamente transferido para a placa sendo que o led deverá começar a piscar de forma intermitente.

Tags : |

Add your comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.